FRANQUIA
|
Em recente matéria veiculada, a revista Veja afirmou que o brasileiro é o 5º povo mais empreendedor do mundo. Este dado apenas reitera estatísticas anteriores que demonstram que logo após a casa própria, o segundo maior desejo do brasileiro adulto é ter o seu próprio negócio. Ou seja, o empreendedorismo cada vez mais está na intenção da população, e como conseqüência entrou na preocupação dos governos e no debate das comunidades acadêmicas. Neste ambiente, o modelo econômico da franquia vem se desenvolvendo de maneira espantosa em nosso país. Já somos em paralelo a França o 3º mercado. Esta recepção se justifica pelo risco menor que indica. Os dados, ao longo do tempo, nos dizem que sete entre dez empresas não alcançam o seu quinto ano de existência. Enquanto, no sistema de franquia este percentual se reduz para vinte por cento apenas. As razões desta melhor performance são compreensíveis com alguma facilidade: treinamento, marketing comum, seleção de produtos e fornecedores já afinada e principalmente a experiência da rede, onde os sucessos e fracassos de uma são imediatamente aproveitados ou eliminados em todas as unidades. Já sob o ponto de vista do franqueador, a adoção do franchising, representa de imediato a perspectiva de crescimento rápido, sem necessidade de investimentos vultosos e a garantia que cada novo ponto terá em sua gerência alguém com total interesse no seu sucesso. |
©
2002 UNITÀ Franchising e Lincenciamento - Todos os direitos reservados
|